Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de Brusque finalizou as reuniões que tratavam de dados do setor agropecuário na região. Esses encontros são feitos com representantes do poder público, assistência técnica e produtores agrícolas.
Segundo o chefe da agência da cidade, Ronaldo Luis Pedroso, a pesquisa é uma das mais importantes do setor e é chamada de Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). “Serve para avaliar e verificar a produção agrícola de cada município. Então, a gente tem uma lista de produtos temporários, permanente, de longa duração, que a gente faz um acompanhamento trimestralmente”, explica. Além disso, a pesquisa contempla assuntos como área produzida, rendimento por hectare, preço que o produtor vende por tonelada, entre outros.
O levantamento serve para tentar refletir a realidade da produção agrícola nacionalmente, mas também em cada um dos municípios. “Essa pesquisa é muito importante, porque é a que faz a avaliação da situação agrícola mais imediata. Com esse levantamento, o IBGE pode criar as informações dessa produção”., prossegue.
Ainda segundo Ronaldo, o instituto se prepara para o Censo de 2016 e, por meio desse levantamento, também foi possível ter esse contato que facilitará o acesso, caso precise, para as informações censitárias.
A agência de Brusque é responsável pelas cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Major Gercino, São João Batista, Nova Trento, Canelinha e Tijucas. Em todos esses municípios, o IBGE já realizou a pesquisa.




