Faleceu às 11 horas deste sábado (19), aos 97 anos de idade, o médico João Antônio Schaefer, popular doutor Nica. Filho dos saudosos João e Matilde Olinger Schaefer, natural de Brusque e nascido em 23 de abril de 1918, doutor Nica foi casado com Marieta Miqueis Schaefer, falecida em 25 de julho de 1995. O casal teve cinco filhos: Delfino João (ginecologista e obstetricista), Maria Cristina (empresária), Orlando (engenheiro), Maurício (fngenheiro) e Mariane (formada em letras).
Torcedor do tricolor, C.A. Carlos Renaux. Formado em medicina na Faculdade de Medicina do Paraná (Curitiba), era clínico geral e atuava sempre no plantão do hospital de Azambuja. Muitas pessoas e famílias de Brusque e região passaram pelo atendimento, pela atenção, pelos cuidados e pela dedicação que o doutor Nica tinha pela saúde e pela vida dos pacientes.
Em 2012, o escritor catarinense Saulo Adami e a psicóloga paranaense Jeanine Wandratsch Adami fizeram uma surpresa para o médico com a produção do livro Doutor Nica, com 192 páginas, destacando a trajetória do médico e da família.
Luiz Gianesini fez uma entrevista com ele em seu blog e também para o jornal Em Foco, publicado em 29 de novembro de 2013. Em um trecho da entrevista, doutor Nica falou sobre a medicina na sua vida. “O desejo de ser útil para a comunidade e para Brusque. Lembro com carinho as palavras colocadas no quadro de formatura: “Divino é trabalhar para aliviar a dor”.
João Antonio Schaefer, além de médico, atuou também como presidente de várias entidades. Entre elas o Rotary Club, Clube Atlético Carlos Renaux , Sociedade Esportiva Bandeirante, foi diretor da Maternidade Cônsul Carlos Renaux, durante 46 anos responsável pelo Tiro de Guerra, entre 1951 a 1996. Por 43 anos, foi médico do Hospital Azambuja e, também atuou como médico chefe do antigo Samdu.
João Antônio Schaefer será velado no Tiro de Guerra e o sepultamento acontecerá em horário a confirmar no Cemitério Parque da Saudade.