Formação de lideranças
Na noite de quinta-feira (12), a Unifebe promoveu o terceiro encontro do curso de formação para os líderes da União Brusquense das Associações de Moradores (Ubam). O tema abordado foi Direitos e deveres individuais e coletivos, com a professora do curso de direito, Raquel Schöning Dada.
Quem abriu o encontro foi o convidado major Otávio Ferreira Filho, da Polícia Militar, que falou sobre a formação do Conselho de Segurança (Conseg) nos bairros. A participação do cidadão na segurança pública é fundamental. Brusque ainda tem um índice de criminalidade baixo porque conta com a participação da comunidade na segurança, afirmou ele.
Durante o encontro, o major entregou as cartilhas de orientação sobre o Conseg e disse ainda que a formação do conselho nas comunidades auxilia a atuação da Polícia Militar. A segurança é fundamental para a qualidade de vida, enfatizou.
Para o presidente da Ubam, Luis Carlos Schlindwein, a formação é de extrema importância para as lideranças dos bairros. O treinamento possibilita que essas pessoas fundamentem seus conhecimentos e o disseminem para a comunidade onde atuam, afirmou.
De acordo com o pró-reitor de ensino de graduação, Claudemir Aparecido Lopes, o objetivo da formação é auxiliar as lideranças comunitárias na boa gestão das associações de moradores e que façam um trabalho fundamentado na legalidade e moralidade pública.
É importante qualificarmos esses líderes para que possam fazer um trabalho conforme a legislação em vigor, com cuidados éticos e com responsabilidade social. As lideranças têm muita vontade política e engajamento, porém ainda faltam formações e qualificações para atuarem com eficiência e é isto que a Unifebe vai oferecer, afirmou Claudemir.
Para encerrar o ciclo de formação, estão programados mais dois encontros, sendo que o próximo acontece no dia 17 de outubro e abordará o tema Direitos Sociais e o último no dia 14 de novembro com o tema Organização interna das Associações de Moradores.
Os encontros são gratuitos e membros da comunidade também podem participar.