O Ministério da Educação divulgou ontem, quinta-feira (17), os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização 2014. O exame mede a proficiência em leitura, escrita e matemática dos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas.
Para o ministro Jeanine Ribeiro, o exame auxilia o Ministério da Educação na identificaçãode falhas para que futuramente possam ser corrigidas. O estado de Santa Catarina mais uma vez mostrou eficiência nos resultados obtidos, com o melhor índice do Brasil: 22,25%.
O Rio Grande do Sul está entre os estados com menor porcentagem de estudantes em fase de alfabetização capazes de escrever no nível desejado para sua idade. Apenas 7,53% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental gaúcho atingiram o melhor nível de escrita definido pelo MEC, porcentagem menor que a média nacional, que é de 9,88%. É o pior índice da região Sul: no Paraná, a porcentagem quase dobra (15,53%), enquanto que Santa Catarina obteve o melhor índice do Brasil (22,25%).
No Plano Nacional de Educação, o país tem até o ano de 2024, para atingir o grau de excelência em leitura, escrita e matemática básica. De acordo com os dados atuais, 11,2% sabe ler perfeitamente, quase 10% consegue escrever um texto e 25% conseguem resolver problemas matemáticos.




