Pela primeira vez desde que as secretarias regionais foram criadas em 2003, os deputados estaduais terão que discutir o fim das SDRs. O projeto enviado pelo governo e que transforma as regionais em agências de desenvolvimento foi alterado na Comissão de Constituição e Justiça, pelo deputado do Partido Progressista (PP) João Amim. Ele defende o fechamento das 36 SDRs e no lugar delas a implantação de onze regiões metropolitanas.
Ainda de acordo com o deputado, “outro motivo que tem forte embasamento é a crise econômica atual e as dificuldades sem e manter 36 SDRs em um momento como este. “Qual é a sua essencialidade à população catarinense, ela realmente é necessária?” questiona ele.
Baseado em dados, Amin disse que no ano passado a manutenção das secretarias regionais custaram aos cofres públicos do estado mais de R$ 400 milhões. Ainda de acordo com João Amim, o PP sempre foi contra a manutenção das secretarias, mas a intenção do governo do estado em transformá-las em agências já é um avanço. Porém, é preciso coragem para avançar um pouco mais e o momento é este: chegou a hora de resolver este problema pendente no estado.



