Grupia aborda depressão, suicídio e família
Na manhã desta quinta-feira (12), o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) esteve reunido em mais uma assembleia na sede da Acibr. O tema deste encontro foi Depressão, suicídio, e família. Especialistas estimam que 70 a 80% dos suicídios estão relacionados com a presença da depressão.
Giani Mota Brandão Pena, uma das organizadoras do 1º Fórum Depressão, Suicídio e Família, que será realizado neste final de semana em Brusque e que participou da reunião do Grupia, destacou que a partir dos dados dos especialistas, emerge um raciocínio elementar. Se queremos prevenir o suicídio, é indispensável tratar eficazmente a depressão, disse.
Paulo Vendelino Kons, coordenador do Grupia, reafirmou ser necessário realizar ações que auxiliem como prevenção ao suicídio, uma realidade que enluta várias famílias em Brusque.
Repercutiu, também durante a assembleia do órgão, a denúncia de uma professora de que moças que frequentam um bar suspeito estariam exibindo partes íntimas para alunos que se utilizam da via pública para se ir à escola. Do referido bar também foi informado que elas teriam dormido por um tempo entre a laje e o telhado, mas que o proprietário teria recentemente alugado uma casa para elas.
Também algazarras e outros comportamentos inconvenientes foram relatados pelo Grupia. O delegado regional de Polícia Civil em Brusque, Francisco Ari Plantes dos Anjos, informou que o local será vistoriado.