Traçado da ferrovia continua indefinido

Nos próximos dias, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) sediará reunião a fim de buscar um consenso junto ao governo federal sobre o traçado da Ferrovia da Integração, que prevê a interligação entre o Oeste e o litoral do estado. A definição foi tomada durante encontro no Congresso Nacional entre lideranças que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) e parlamentares catarinenses, ontem, quarta-feira (11).

Para o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, o traçado precisa ser técnica, a partir do estudo de viabilidade que deve mostrar por onde passará a ferrovia. No último dia 4 de setembro, o presidente da Valec, Josias Cavalcante, recebeu deputados, prefeitos e presidentes de associações empresariais do Vale do Itajaí, em Brasília, para uma reunião sobre a Ferrovia da Integração, que cortará Santa Catarina de Leste a Oeste.

O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), principal articulador da audiência na Valec, lamentou o impasse que se criou. Na opinião do deputado, não há outra explicação para o problema senão a pressão exercida por políticos que querem a estrada de ferro pelo Planalto Norte do estado.