A unidade móvel da Rádio Cidade, atendendo a solicitações da comunidade, se deslocou na manhã desta quinta-feira (12) até a Rua Frederico Ristow, que fica ao lado da Escola de Educação Básica João XXIII. Lá, professores, moradores e membros da comunidade residente nas imediações estão passando por muitas dificuldades ao tentar transitar pela estrada de barro. São buracos e lamaceiros que sujam e danificam os automóveis que, por sua vez, são obrigados a transitar quase parando pela via. Além dos buracos, não há iluminação, fato que preocupa, visto que o educandário próximo abriga cerca de 900 alunos que passam por ali diariamente.
Norival Debatin, que mora nas imediações do problema, relatou que já foi feito até abaixo-assinado pedindo o asfaltamento da rua. O documento, segundo ele, foi entregue na Prefeitura e, até o momento, nada foi feito. Hoje, a reivindicação é menor. Eles pedem, apenas, melhorias na estrada de terra. É uma falta de consideração. Simplesmente não ligam pra nossa rua. A gente paga imposto, paga tudo e é praticamente esquecido, diz ele.
Quem também conversou com a reportagem da Rádio Cidade foi Hamilton José Schwartz. Segundo ele, a solução, ao menos temporária para o problema, é simples. O que a gente precisa neste momento, urgente, seria seis caçambas de material. O problema aqui é o seguinte: muitos buracos formam essas lagoas que você está vendo ali, as crianças passam em grupo, não tem como se lavar uma calçada, uma garagem, porque está insuportável. Dentro do perímetro urbano isso é inaceitável, completa, indignado. A situação complicada faz com que, por vezes, os próprios moradores tapem os buracos de maneira improvisada.
Em contato com a secretaria de Obras, a reportagem conversou com José Lana, responsável pelas estradas de terra. A notícia é boa. Nesta tarde, segundo ele, irão ocorrer intervenções naquela localidade, por meio de uma patrola que irá melhorar as condições de tráfego no local.
LDO




