Na última quinta-feira (10), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou a lista final dos candidatos ao cargo de Conselho Tutelar, que obteve 23 inscrições ao todo. A eleição acontece no próximo dia 4 de outubro e toda comunidade brusquense pode votar em até cinco conselheiros.
A secretária do Cmdca, que também participa da comissão do processo de escolha, Lilian Gisele Pereira, diz que o procedimento acontece para garantir o direito das crianças e dos adolescentes do município. Tudo começou com o lançamento do edital no dia 12 de junho, com todos os requisitos de participação e eleição. “Inicialmente, nós tivemos 35 pessoas inscritas e hoje temos a relação final de 23 candidatos”. A eleição ocorre dia 4 do próximo mês, das 8h às 17, nos seguintes locais: Arena Multiuso, Escolas Santa Terezinha, Ivo Silveira, Araújo Brusque e Gregório Loocks. “Todos os eleitores que têm a sua inscrição no cartório eleitoral de Brusque com 90 dias de antecedência à eleição vão poder votar em até cinco candidatos”, explica. As listas completas dos candidatos e dos pontos de votação podem ser conferidas no site da prefeitura de Brusque.
Depois da eleição, os então candidatos recebem o diploma, mas a posse acontece só em 10 de janeiro de 2016, pois haverá a eleição com data unificada – a primeira vez no Brasil. Os requisitos para ser um conselheiro tutelar são balizados pelas leis municipais e, logo após a inscrição, eles passam por uma capacitação.



