Tradicionalmente o mês de junho é de festa em Guabiruba. A cidade no dia 10 de junho celebrará os seus 59 anos de emancipação político-administrativa. A história do povo certamente seria celebrada e comemorada com muita festa, mas os tempos são outros, ou pelo menos nos dois últimos anos não é possível que a cidade possa reunir pessoas para bridar o aniversário. O motivo, é lógico, e compreensível. Vivemos desde o 18 de março de 2020 tempos difíceis com a pandemia.
O prefeito, Valmir Zirke, em entrevista a Rádio Cidade afirmou que esse ano mais uma vez serão realizadas algumas ações dentro dos protocolos, mas nada comparado com o que acontecia. “Vontade não falta de fazermos uma grande festa, são 59 anos, de muita história, muita dedicação, mas que realmente não tem como ser feito”.
De acordo com o prefeito as ações no dia 10 começarão as 4h30 com a alvorada festiva, às 9 horas a santa missa na Igreja Matriz, depois às 10h30 o cerimonial na frente da prefeitura, com hasteamento da bandeira, e apresentação da orquestra municipal. Na parte da tarde às 14 horas haverá a inauguração da escola do Holstein, uma estrutura nova e as 15 horas acontecerá uma live com os artistas locais. “Esse ano será assim, mas já estamos trabalhando para ano que vem, ai 60 anos da cidade para fazermos uma grande festa e esperamos sem a pandemia”, concluiu Zirke.



