Câmara repercute audiência pública
Na noite de terça-feira (3) aconteceu a primeira sessão ordinária do mês de setembro na Câmara Municipal de Guabiruba. Um dos destaques do encontro foi a presença na tribuna popular de Osnir Schlindwein, chefe de gabinete da Prefeitura, que falou sobre o projeto de lei n.º 41/2013, que cria a coordenadoria municipal de proteção e defesa civil e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O vereador Valdeci Gomes Ferreira voltou ao tema da sessão passada, quando, no seu ponto de vista, o vereador Jaime Nuss insinuou que o chefe de gabinete do Poder Legislativo era seu assessor especial. O vereador pediu desculpas ao funcionário que, segundo o mesmo, acabou levando a culpa em seu lugar. A responsabilidade é toda minha. O funcionário só cumpriu sua função, atendendo minhas orientações, completou Ferreira.
O pepista Luciano Schlindwein repercutiu os resultados das audiências públicas que discutiram a revisão do plano diretor, encontros esses que aconteceram na semana anterior em pontos diferentes da cidade. Destaco o envolvimento de pessoas preocupadas com o lugar que nasceram e vivem, e outras com o lugar que escolheram para viver, concluiu Schlindwein.
Ainda sobre as audiências, o vereador parabenizou Wagner Butsch, secretário de Planejamento, Trânsito e Infraestrutura, pela condução dos trabalhos e pela dinâmica aplicada. Sobre as sugestões o vereador disse que foram muitas, que é claro que nem todas serão efetuadas, mas valeu os debates e a troca de ideias em busca do bem comum.
O presidente da casa, Waldemiro Dalbosco, parabenizou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário Bordado, Couro, Calçados e Similares de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), que inaugurou sua subsede no município de Guabiruba no último dia 1º de setembro, ato que contou com as presenças do presidente e demais vereadores.
O significativo aumento da arrecadação de IPTU e IPVA na última década no município também foi tema exposto no encontro. Guabiruba é o 37º em arrecadação de ICMS no Estado de Santa Catarina. E para o pepista, infelizmente esses números não foram refletidos em benefícios diretos para a comunidade, independente de quem comandou os rumos da administração nos últimos anos.
O vereador Haliton Kormann solicitou a administração municipal, através da secretaria de Saúde, para que coloque um médico pediatra à disposição da unidade hospitalar 24 horas por dia, visando melhor atender a demanda dos referidos serviços clínicos. Igualmente, recomendou ao departamento de obras para que providencie a pavimentação à lajotas, pelo sistema de parceria com os moradores na Rua Otto Lofhagen, atendendo apelo de seus moradores.
O vereador também comentou a visita do secretário Regional, Jones Bósio, que acenou com a possibilidade da reforma da E.E. B Professor João Boos, na qual tem um carinho muito grande, pois já foi aluno do educandário.
O vereador líder de governo Cristiano Kormann também destacou a importância da participação popular nas audiências públicas realizadas na semana anterior, momento em que foi discutida a revisão do Plano Diretor. Segundo Kormann os encontros demonstraram o interesse do cidadão em planejar o município para um futuro de crescimento ordenado.
Sobre a questão de denominação de ruas, o vereador explicou que duas não foram à votação na sessão anterior, porque não atendiam os critérios básicos exigidos por lei. O votou a afirmar que não tem nenhum acordo de cavalheiros como citou o colega Osmar Vicentini, para aprovação de vias que não estão dentro da legislação.
Sobre o Projeto de Lei n.º 41/2013, que cria a Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil, o vereador Jaime Luiz Nuss sugeriu a inserção no conselho dos presidentes de clubes guabirubenses.
Sobre a visita do secretário regional, o peemedebista mostrou-se satisfeito com a sinalização da reforma do E.E.B Professor João Boos, solicitando junto a mesa diretora da casa que seja convidado para participar das reunião que iram debater a reforma. Como ideia quero sugerir a construção de um recuo em frente ao educandário para facilitar o trânsito dos carros dos pais e também de ônibus e outros veículos, concluiu Nuss.
Rebatendo as acusações do vereador Valdeci, que ele teria ofendido o chefe de gabinete, o vereador afirmou que não ofendeu o mesmo, só pediu que ele simplesmente trabalhasse.
Por fim, o vereador teve a incumbência de ler uma carta a ele apresentada por Waldemiro André Dirschinabel, morador do Bairro Aymoré, que narrava a situação do E.E.B João Boos, na qual sua filha estuda. Além dos diversos problemas de estrutura e de pessoal o morador também solicitou o emprenho da classe política na melhoria desse educandário que é de fundamental importância para os jovens guabirubenses.
LDO