A obra do PAC da Bacia São Leopoldo/São Luiz trouxe uma desagradável surpresa para os motoristas na manhã desta terça-feira (8). O encontro entre as ruas Daniel Imhof e São Leopoldo, exatamente na rótula que liga as duas vias, se encontra completamente interditado e, até esta manhã, sem nenhuma sinalização.
Para não dizer que os motoristas não foram avisados da interdição, alguns metros depois da prefeitura, já no início da Daniel Imhof, havia um cavalete com uma folha A4 impressa com a informação “Acesso Local Até Rótula” ao lado de uma placa com as palavras "Acesso Local". No entanto, não era possível compreender do que se tratava o aviso.
Obviamente, o alerta não foi suficiente. Muitos motoristas seguiram seu trajeto de costume, mas precisaram fazer a volta e escolher um caminho alternativo, o que não foi muito fácil. Além das galerias dispostas sobre a calçada e máquinas e caminhões empregados na obra estacionados no local, o movimento de veículos era intenso.
Para chegar à Rua São Pedro ou à parte acessível da São Leopoldo, os motoristas precisaram voltar por toda a Daniel Imhof e alcançar a Avenida Otto Renaux. A movimentação causou um pequeno ponto de congestionamento no encontro entre as ruas Matilde Schaefer e Felipe Schmidt, rota para quem procurava acessar a avenida.
Imprevisto
Rafael Lopes de Lima, responsável pelo PAC em Brusque, explica que a falta de sinalização foi porque a sequência na obra da Bacia São Leopoldo/São Luiz teve um imprevisto. "A interdição daquele trecho não estava nos planos. Era para ter seguido pela Rua São Leopoldo ate a Florisa. Mas, as peças que seriam empregadas na Daniel Imhof não foram confeccionadas pelo fornecedor e não conseguimos executar naquele trecho. Então, mudamos o cronograma e fomos pegos desprevenidos", afirma.
Segundo ele, a ideia é manter a interdição pelo menor tempo possível, no entanto, o clima precisa colaborar. Portanto, não há previsão para a liberação do trânsito no local. "Já queríamos ter liberado o trecho da São Leopoldo, mas o tempo não está ajudando. São três ligações de tubos exatamente onde tem a rótula e não queremos fazer a obra sem essas ligações porque, caso a chuva aumente, o pessoal poderá ter alagamentos. Já queremos ligar na galeria nova", completa.
Lima garante que a sinalização está sendo instalada nas imediações e até o final do dia ninguém mais será pego desprevenido. Enquanto a rótula da Daniel Imhof com a São Leopoldo estiver interditada, os motoristas podem seguir em direção a Guabiruba pela Rua São Pedro. Para chegar às imediações da empresa Florisa, há a alternativa de cruzar a Rua Medeiros.



