(VÍDEO) Empresa dá desculpas para não coletar lixo, alega moradora

Imagine você pagar em dia a tarifa de lixo e o caminhão não recolher. Essa é a situação vivida por Sandra Regina de Souza, moradora da rua Frederico Radek, do bairro Santa Terezinha, em Brusque. Sandra, que mora há 38 anos ali, relatou para a reportagem da Rádio Cidade que, desde a metade deste ano, enfrenta problemas com a coleta de lixo.
Sandra explica que tudo teve início em junho, quando a empresa recolhia um saco de lixo e deixava os outros. Essa dinâmica aconteceu até meados de outubro e, depois disso, não foi mais feita a coleta de todo o lixo. Durante esse período, sua filha entrou em contato com a empresa e disse que, caso não recolhesse, elas deixariam de pagar a fatura. Em resposta, a empresa informou que o pagamento seria obrigatório.
No final de outubro, percebendo que a empresa continuava não coletando seu lixo, a moradora ligou novamente para a prestadora do serviço contando a situação. Segundo a moradora, a empresa informou que um encarregado passaria na rua para averiguar o problema. A resposta dada por ele à Sandra foi de que não estaria sendo feita a coleta por o muro da casa ser muito alto e isso dificultar os funcionários de alcançar. Sandra diz que coloca os sacos de lixos bem ao alcance para os coletores pegarem e, mesmo assim, eles não recolheram.
Após a situação persistir, Sandra diz que ligou pela segunda vez para a empresa, relatando o mesmo motivo anterior. A Recicle, empresa que executa o serviço, informou à moradora que o problema, agora, era outro: o cachorro.
Na segunda-feira (21), Sandra gravou imagens com o celular, em que alega que a Recicle não recolhe seu lixo. No mesmo dia, seu ex-marido ligou para empresa, questionando qual seria o motivo para continuar não havendo a coleta. A empresa disse, novamente, que o problema seria com o cachorro.
Sandra diz estar indignada com a situação. Segundo ela, suas tarifas estão em dia e que está pagando para um serviço que não vem sendo prestado.
A moradora relata que até chegou a pôr um latão na calçada, mas ficou com medo de acumular água devido à dengue, conforme orientou a vigilância sanitária para ela.
A moradora chegou a registrar um boletim de ocorrência em 15 de junho deste ano. Nele, ela alegou que, por duas vezes, durante aquele período, a Recicle negou recolher seu lixo, alegando estar em um cesto inadequado. A empresa quer que seja colocada a cesta na calçada.
Ela diz, ainda, que sua lixeira está fixada no muro, pelo lado de dentro, conforme determina a Prefeitura de Brusque.
A Rádio Cidade entrou em contato com a empresa Recicle sobre a reclamação da moradora. A empresa enviou uma nota a respeito do assunto.
Confira a nota na íntegra:
"Sobre o contato da moradora à Rádio Cidade Brusque, comunicando a ausência do serviço de coleta em seu endereço, a Recicle informa que tem prestado o serviço normalmente na cidade e na rua em que se localiza o referido imóvel. No entanto, neste caso específico, o lixo não tem sido deixado em local apropriado para coleta, mas em lixeira instalada dentro do imóvel da usuária, o que muitas vezes impede a prestação dos serviços.
Para que a Recicle possa prestar o serviço de qualidade que tem como valor entregar aos usuários, é muito importante que os munícipes mantenham as lixeiras na parte frontal do imóvel, com acesso público de acordo com o que determina a legislação municipal.
A Recicle reitera seu compromisso com todos os cidadãos de Brusque e busca oferecer sempre o melhor serviço, cumprindo com todos os padrões de qualidade e segurança".