A partir do dia 2 de novembro, o trânsito da área central de Guabiruba será completamente modificado. A decisão foi tomada em conjunto entre o poder público e a comunidade em uma audiência realizada na Câmara de Vereadores guabirubense na noite desta quarta-feira (2).
Primeiro, as propostas foram apresentadas pelo responsável pela Coordenadoria Municipal de Trânsito (GBTRAN) Paulo Sestrem. Porém, não é de hoje que o assunto vem sendo discutido. Guabiruba é uma cidade que cresce de forma expressiva e sua frota acompanha esse crescimento.
De acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, são 15 mil carros registrados na cidade, fora os que circulam mas não são de Guabiruba. Isso para uma cidade de pouco mais de 21 mil habitantes.
Atualmente, diversos pontos do Centro da cidade já apresentam problemas como alguns cruzamentos com a Rua Brusque, principal via de acesso e que atravessa a área central. Na região onde se concentram os bancos, por exemplo, o problema é ainda mais crítico.
Estudos
As sugestões apresentadas durante a audiência pública são fruto de um estudo técnico realizado desde 2013 quando, durante as discussões para a revisão do Plano Diretor, a própria população apontou a necessidade de um melhor planejamento para a mobilidade urbana.
Dessas discussões nasceu o Plano Municipal de Transporte Público e Mobilidade Urbana que, por sua vez, integra o Masterplan de Guabiruba. Nele, estão previstas diversas melhorias tanto para o trânsito como para a organização urbana da cidade como um todo.
Conclusões
Aproximadamente 40 pessoas participaram da audiência da última quarta-feira e, apesar das mudanças serem bastante relevantes, a decisão por tornar algumas vias de mão única ou mudar o sentido foi bem aceita com o objetivo de proporcionar maior fluidez e segurança a todos.
Confira como ficará o trânsito de Guabiruba a partir do dia 2 de novembro:
Rua Brusque: Sentido Único para bairro Aymoré (do entroncamento da Rua José Fischer até a Igreja Matriz)
Rua 10 de Junho: Sentido Único para bairro Aymoré (da Igreja Matriz até o entroncamento com a Rua José Dirschnabel)
Rua José Dirschnabel: Sentido Único para bairro Guabiruba Sul (da Rua 10 de Junho até o entroncamento com a Rua Alois Erthal)
Rua Alois Erthal: Sentido para Brusque (do entroncamento com a Rua Guabiruba Sul até o cruzamento com a Rua Luiz Imhof x Rua Pedro Fischer)
Rua Sigmund Kohler: Sentido Mão Inglesa
Rua Theodoro Kormann (ao lado da Prefeitura): Sentido Duplo
Rua Haroldo Kormann: Sentido Único para Rua Alois Erthal
Rua Selma Debatin: Sentido Único para a Rua Theodoro Kormann
Rua Luiz Imhof: Sentido Único para a Rua Brusque
Rua José Júlio Schumacher: Sentido Único para Rua Brusque



