Núcleo da Acibr lança marca coletiva Vale das Toalhas
Pelo menos 12 empresas de Brusque, Guabiruba e Botuverá vão compor uma marca coletiva local voltada para o ramo de toalhas. O projeto sai do papel após cerca de dois anos de debates internos e ajustes até o resultado final, lançado durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13), na sede da Associação Empresarial de Brusque (Acibr).
Durante o evento, o coordenador de desenvolvimento da marca Arthur Eduardo Marchi, reforçou a herança do têxtil da cidade e região. Segundo ele, a iniciativa, além de ajudar na criação de uma identificação regional, é uma forma de aproximar empresários focados no ramo, aumentar a sobrevivência dos negócios locais e debater problemas comuns ao setor.
Coordenador do Núcleo de Fabricantes de Toalhas, Taciano Petermann, destacou o perfil dinâmico das empresas locais e o desenvolvimento gerado por iniciativas como a lançada nesta semana. “O grande objetivo da marca foi agregar valor aos nossos produtos, criar referência nacional para os consumidores.”
Para a presidente da Acibr, Rita de Cássia Conti, o projeto vai além e demonstra a responsabilidade de atuação das empresas locais em campos como o ambiental e trabalhista. Para participação na marca coletiva, licenças de ambos os temas são exigidos, tanto para produtores, quanto empresários.
A presidente também destacou o lançamento como uma demonstração do associativismo local. “Eu fico muito feliz. Isso é um grande exemplo. As empresas são parceiras aqui, hoje, mas são concorrentes, fazem os mesmos produtos. Eles poderiam estar brigando entre si, mas aproveitaram este período de dois anos, que todas as adversidades se aceleraram e foram persistentes”.
Setor importante
O setor, segundo estimativas do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Ademir Jorge, que prestigiou o lançamento, o setor tem uma participação importante na economia local. Segundo ele, a participação do têxtil chega aos 41% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
“É um momento muito importante para a cidade de Brusque. Este selo, esta marca, é muito importante. Nós queremos aqui na nossa cidade e região, ter um polo fortalecido e, com este tipo de ação, do Núcleo dos Fabricantes de Toalhas, vai ficar muito fortalecido o setor têxtil, de toalhas”.