Não é apenas a Catalunha, o Curdistão iraquiano, o Quebec e a Escócia, entre outras nações sem estado que realizam plebiscitos de independência. A região Sul do Brasil, historicamente nutre os mesmos sentimentos de emancipação e o Movimento O Sul é o Meu País, convocou para o próximo sábado, dia 7 de outubro, o Plebisul, Consulta Popular, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Junto com a Consulta, os participantes vão ser convidados a assinar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) pedindo um plebiscito consultivo oficial na região em 2018.
Serão três mil urnas espalhadas por 963 municípios da região, levando as ruas cerca de 25 mil ativistas voluntários responsáveis pelas unidades coletoras de votos. O Plebisul acontecerá das 8 às 17 horas nas pequenas cidades e das 8 às 20 horas nas capitais e grandes cidades do interior e a pergunta que os cidadãos terão que responder será: “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um País independente?” As opções de resposta serão “Sim” e “Não”.
A expectativa dos organizadores é colher neste ano um (1) milhão de votos. “O Plebisul deste ano traz uma inovação em relação ao de 2016, pois agora não mais o eleitor vai apenas votar. Desta vez ele vota e assina o Projeto de Lei com o qual conquista um Plebiscito consultivo oficial em 2018. Esta ação terá peso legal e dará legitimidade e legalidade dentro do processo democrático de rediscussão do pacto federativo atual.
A expectativa do Movimento é colher três (3) milhões de assinaturas neste Projeto de Lei de Iniciativa Popular, sendo que destas, cerca de um (1) milhão serão captadas durante o Plebisul no dia 7 de outubro e as demais, nas ações que a entidade já tem programadas até maio de 2018, quando o projeto dará entrada nas assembleias legislativas dos três estados.



