Samae recebe autoridades e lança concurso de redação

O prefeito Prudêncio Neto, acompanhado de secretários municipais e de vereadores - entre eles o presidente da Câmara Jean Pirola - visitou na manhã desta sexta-feira (28) a sede do Samae. O encontro fez parte das comemorações dos 50 anos da autarquia, comemorados em agosto, e serviu para demonstrar aos visitantes seus projetos e ações desenvolvidos.

Na oportunidade, o diretor-presidente Roberto Bolognini fez uma explanação sobre os trabalhos e ações que estão sendo implantadas para garantir a melhoria do abastecimento de água já neste verão, época de grande consumo.

Bolognini também falou sobre o gerenciamento de resíduos sólidos da cidade. A atribuição foi passada esta semana pelo prefeitp ao Samae. A presidência já iniciou o contato com outras empresas e autarquias que desenvolvem esse tipo de serviço para buscar informações e experiências para assumir essa missão.

Novo reservatório

O diretor-presidente ressaltou ao prefeito, vereadores e secretários municipais a importância da construção de um novo reservatório com capacidade para sete milhões de litros de água em uma área já delimitada, no Parque Leopoldo Moritz.

“É o melhor terreno disponível nas proximidades que pode ser aproveitado rapidamente. Esse reservatório será utilizado durante a madrugada, quando não há consumo e as bombas ficam paradas, o que chamamos de produção reprimida. Essa produção está em torno de 3,8 milhões de litros de água, que serão reservados para atender a população no dia seguinte. Enquanto isso, estaremos trabalhando no projeto da nova ETA e Captação”, garantiu Bolognini.

Para compensar a utilização do terreno dentro do parque, assim que as obras forem concluídas o Samae fará a revitalização do espaço.

“Aescolha dessa área, que é pública, foi estratégica e estamos felizes por ter encontrado essa solução. O parque foi criado na década de 60 para instalar a caixa d’água. Tanto que ficou conhecido como Parque da Caixa D’Água. Entendo que historicamente é uma área que pertence ao Samae”, ressaltou.

O prefeito parabenizou o Samae pela passagem dos 50 anos, bem como toda equipe e enfatizou a importância das obras que estão sendo feitas pelo órgão. “O novo reservatório não destruirá o parque, muito pelo contrário. Após a conclusão da obra, o Samae vai revitalizar toda área, justamente porque temos esse cuidado e preocupação com a cidade. Conseguimos o recurso de R$ 1,3 milhão para o projeto do esgoto e vamos trabalhar também na construção de uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água). São projetos importantes que garantirão um melhor serviço à população”, completou.

Concurso de Redação

Durante o encontro, foi lançado o Concurso de Redação “Samae 50 anos: a importância da água”, para estudantes regularmente matriculados no 7º ano das escolas públicas municipais. O objetivo do projeto é estimular a conscientização sobre o valor da água, respeitando as reservas naturais e diminuindo os casos de poluição dos rios, o que garante o progresso equilibrado e sustentável da cidade. O projeto também quer refletir sobre os investimentos no tratamento da água, bem como a forma que ela chega, ininterrupta, todos os dias, às casas de Brusque.