Mais de 180 jovens recebem dispensa militar
No ano em que completam 18 anos de idade, 185 jovens de Guabiruba receberam o certificado de dispensa militar. A solenidade foi realizada na quarta-feira (28), na quadra poliesportiva da Escola de Educação Básica Professor João Boos, Centro do município, momento em que os jovens firmaram seu compromisso à bandeira. Eles juraram cumprir com as obrigações militares, atender as convocações de emergência e, dentro de suas atribuições, dedicar-se aos interesses da pátria.
Estiveram presentes no encontro o presidente da Junta de Serviço Militar e prefeito, Matias Kohler, vice-prefeito, Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores, Waldemiro Dalbosco, delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar, tenente Gilmar Antônio Giazzoni, secretário da junta militar, Rodrigo Fiúza de Carvalho, coordenador da Casa da Cidadania, Luiz Antônio da Silva Machado, e professora da escola João Boos, Lenir Jost Loshagen.
Na oportunidade, o prefeito destacou que mesmo sendo um momento de dispensa, cada um tem o seu papel enquanto cidadão. Temos a felicidade de sermos um país sem conflitos, mas mesmo com a dispensa, é importante estarmos prontos para proteger a nação. Isso faz parte do nosso papel enquanto cidadãos, enquanto construtores e defensores da nação, disse Kohler, parabenizando e desejando felicidades aos jovens.
O tenente Giazzoni falou sobre a importância do compromisso assumido. Quero lembrá-los que se comprometeram, pela própria honra e perante a bandeira nacional, a estarem prontos para, em caso de necessidade, lutarem conosco, ombro a ombro, lado a lado, em defesa da pátria. A nação brasileira passa a considera-los, após esse juramento, como cidadãos em condições de socorrê-la ao seu chamado, destacou.
Giazzoni lembrou ainda que a obrigação com o serviço militar segue, em tempos de paz, até 31 de dezembro do ano em que completarem 45 anos de idade. Nenhum país é livre se não contar com as Forças Armadas que zelem pela sua segurança. Todos queremos a paz, mas para que isto seja uma realidade é preciso estarmos diuturnamente nos preparando para a guerra, só assim conseguiremos evitá-la, frisou.
A solenidade durou cerca de uma hora e contou com a participação de familiares e amigos dos jovens.
LDO