Azambuja adquire primeiro equipamento para cirurgia bariátrica

O Hospital Azambuja já iniciou  os preparativos para o início das cirurgias bariátricas, que devem começar a ser realizadas em janeiro do próximo ano. A unidade recebeu esta semana um novo e moderno carrinho de anestesia e nos próximos meses, novos equipamentos devem chegar para completar o quadro, e a equipe médica também começará a ser formada, com cirurgião, fisioterapeuta, nutricionista e um psicólogo, assim como a equipe de enfermagem que atenderá os pacientes.  Neste primeiro momento, o equipamento vai suprir também as necessidades das cirurgias neonatal, que também possuem uma grande demanda.

Segundo o administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, a unidade está se tornando de grande porte e para isso precisa realizar grandes procedimentos que necessitam de equipamentos modernos e de alta qualidade, como no caso das cirurgias bariátricas. “Queremos que o Azambuja seja referência neste tipo de cirurgia, para isso estamos nos preparando para garantir a qualidade dos nossos serviços, pois sabemos que, quando estiver tudo pronto, o volume será maior”, explica.

Inicialmente, o hospital deverá atender somente pacientes de convênios e particulares, até que receba o credenciamento junto ao Sistema único de Saúde (SUS) para atender os demais pacientes. “Assim que tivermos tudo pronto com todos os equipamentos e equipe formada, encaminhamos para a Secretaria de Saúde de Brusque toda a documentação, depois eles discutem no conselho regional e enviam para a Secretaria de Saúde do Estado, que faz o pedido de autorização ao Ministério da Saúde”, esclarece Amorim.

Atualmente apenas os hospitais Santo Antônio, em Blumenau e Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, são credenciados para fazer cirurgias bariátricas na região.