Fórum comemora aprovação de projeto na Câmara
Durante a reunião mensal do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região, ocorrida nesta quarta (26), um dos assuntos debatidos foi a aprovação pela Câmara Municipal do projeto de lei que visa coibir a prática do assédio moral e sexual no âmbito do serviço público municipal. A proposta foi aprovada em primeira análise pelos vereadores esta semana. O projeto teve apoio direto do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb), que é integrante do fórum.
“O assédio moral é muito grande no serviço público. Temos dezenas de casos no sindicato e é algo que vem crescendo no dia a dia. Percebemos que, de uns cinco anos para cá, só tem crescido a reclamação do servidor em relação a isso”, comenta a vice-presidente do Sinseb Tânia Popermayer. Ela frisa que são situações difíceis de detectar, mas que a existência de uma legislação sobre o tema pode auxiliar.
A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, que também é vereadora, lembrou que os casos de assédio moral podem acontecer tanto do chefe para o subordinado como de colega para colega. "Tem que tomar muito cuidado. As relações de trabalho precisam ser harmoniosas e precisa haver um equilíbrio", pontua, lembrando que a aprovação do projeto é uma luta que vem de anos e que outras tentativas de se consumar a proposta já foram feitas em legislaturas passadas, inclusive quando ela esteve na condição de suplente por um mês na Câmar.
Fórum participará de evento nacional
Outro assunto tratado na reunião é a participação do Fórum em evento nacional que acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro em Foz do Iguaçu (PR). Segundo o coordenador do fórum, Izaias Otaviano, o encontro vai debater temas relacionados ao movimento sindical trabalhista em âmbito nacional, principalmente em relação aos direitos da classe que estão sob ameaça no Congresso Nacional. “Teremos as lideranças do Sul do Brasil, em que se fará debate em torno de dez temas que vêm prejudicando os trabalhadores de forma geral”, completa.