Moacir Giraldi fala sobre perseguição a médicos

O vereador Moacir Giraldi (PT do B) usou a tribuna na sessão da Câmara Municipal de Brusque para falar sobre o casal de médicos que teria pedido demissão da secretaria municipal de Saúde, alegando perseguição.

Sobre o assunto perseguição, Giraldi reforçou que isso existe. “Existe sim. Inclusive hoje mais uma enfermeira falou comigo sobre isso e pediu para eu não citar o nome dela com medo. Estou fiscalizando, o que é uma prerrogativa do vereador. É uma falta de respeito, a secretária não houve as reclamações ou não estão chegando a ela. Inclusive hoje na Câmara, chegou um casal pedindo ajuda. Quando fazem um posto novo, parabéns para o prefeito. A Praça da Cidadania, parabéns. Tudo o que for feito para o bem do povo vou sempre parabenizar. O povo merece uma equipe médica para atendê-lo, merece respeito, conforto, tratamento digno e de qualidade. Por que não contratam mais um ortopedista já que os atendimentos dessa especialidade demoram tanto”, questionou.

Marli Leandro sugeriu ao vereador que ele converse mais com a secretária de Saúde, dando sugestões de como melhorar a saúde e não só criticando os trabalhos.
José Isaías Vechi (PT) disse que Giraldi está desrespeitando a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. “Com relação aos dois médicos eu sou dirigente sindical e defendo o trabalhador. Mas como é que vou defender médicos que dão atestados um para o outro, uma manobra muito bem feita pelos profissionais para denegrir a secretária de Saúde e tudo que foi feito. Sei perfeitamente que tem problemas, mas acho que devemos aguardar o resultado dessas visitas que estamos fazendo, do relatório final da Comissão de Saúde”.

Giraldi disse que em nenhum momento desrespeitou a Comissão formada pela Câmara. “Sou um fiscalizador da coisa pública”.

Dejair Machado (PSD) enfatizou que Giraldi tem todo direito de fiscalizar, mesmo que pertença à Comissão de Saúde da Casa.

Valmir Ludvig (PT) disse que a impressão é que Giraldi está perseguindo a secretária de Saúde. “Vereador, o senhor tem todo direito de fiscalizar. Porém, tem uma comissão e o senhor pode colocar estes problemas na comissão. Todo dia o senhor está buscando alguma coisa, criticando, torcendo contra, isso também não é salutar. Sugiro ao senhor buscar as coisas boas”.

Guilherme Marchewsky (PMDB) comentou que a saúde tem problemas não só em Brusque, mas no país inteiro. “Estamos vendo que nossa saúde está sendo privatizada, de forma indireta, mas estamos sofrendo isso. Recebemos todos os dias rifa para ajudar uma pessoa que fez uma cirurgia, rifa para isso ou aquilo. E na semana passada atendi três casos gravíssimos de pessoas que procuraram a Secretaria de Saúde e que não conseguiram socorro. Penso que o problema é geral, é nacional, e temos que debater esse tema nesta Casa”.