Vereadores elogiam Fórum de Cultura
Ainda na sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba desta terça-feira (20), Felipe Eilert dos Santos (PT) também destacou a importância da realização do II Fórum Municipal de Cultura, enfatizando que o encontro teve como objetivo a elaboração de um Plano Municipal de Cultura, seguindo determinação das esferas federais.
O petista representou o Poder Legislativo na inauguração da Praça da Cidadania na cidade vizinha de Brusque no último sábado (17). Santos destacou a importância da obra que facilitará o acesso do cidadão a diversos serviços públicos e parabenizou os mandatários brusquenses pela importante obra.
A Marcha em Defesa dos Animais, que acontecerá em Brusque no domingo (25), a partir da 13h, com saída da Praça Barão Schneeburg, também foi tema apresentado. O vereador que é defensor da causa aproveitou para convidar toda à comunidade.
Nilton Rogério Kohler (DEM) falou sobre o projeto de lei n.º05/2013, que denomina e altera a extensão de vias públicas municipais. O primeiro ponto evidenciado foi a oneração dos cofres pública com a aplicação da lei atual que na sua visão é ultrapassada. Mas, por outro lado segundo o edil a situação esbarra em outra questão delicada, o desmembramento de terras de família guabirubenses, fato bastante comum.
Segundo o parlamentar, ele está pesquisando situações semelhantes em municípios catarinenses para enriquecer o debate e buscar soluções viáveis. Sendo assim foi solicitado verbalmente no encontro, que não fosse respeitado o prazo regimental dos pareceres de 15 dias. Em ato continuo o edil foi o único a votar contra na primeira votação do projeto.
Cristiano Kormann (PP), líder de governo na casa, apresentou justificativa sobre o projeto de lei 010/2013, de sua autoria, que dispõe sobre a destinação final da gordura ou óleo vegetal, utilizado na fritura ou preparo de alimentos por bares, buffets, cozinhas industriais, restaurantes, condomínios e congêneres existentes no município.
A comunidade também foi convidada a participar das audiências públicas que iram debater a revisão do Plano Diretor em diversas localidades. Nesses encontros serão debatidos temas como mobilidade urbana, zoneamento, uso e ocupação do solo, índices urbanísticos, perímetro urbano, mobilidade urbana, sistema viária, parcelamento do solo, habitação, regularização fundiária e políticas setoriais.
Sobre o tema Associação Hospitalar que é produto de constantes indagações de colegas oposicionistas nas sessões, o vereador apresentou as ações até o momento efetuadas e destacou a coragem da atual administração em assumir tal instituição que logo será novamente colocada a disposição da comunidade.
Haliton Kormann (PMDB) utilizou o espaço para pedir explicações aos vereadores ligados ao governo, para saber o motivo que caminhões e máquinas da prefeitura estão trabalhado na retirada de barro de terrenos que fazem margem as obras da ligação Guabiruba/Brusque. Também pediu explicações porque o barro retirado está sendo depositado em terrenos particulares.
Jaime Luiz Nuss (PMDB) complementou assunto levantado por alguns colegas vereadores no que diz respeito à necessidade de um espaço para realização de eventos culturais em Guabiruba. Foi sugerido a construção por parte do poder pública de uma Centro de Eventos Multiuso.
Mais uma vez o vereador solicitou a identificação do funcionário público e os necessários pedidos de desculpas por parte do mesmo, ao senhor Oracides, ocupante da tribuna popular na sessão anterior, que afirmou ter sido destratado ao solicitar melhorias no seu bairro.
A importância da participação popular nas discussões para revisão do Plano Diretor também foi tema apresentado. Inclusive foi sugerido a colocação de uma carro de som para informar a comunidade das datas e locais dos encontros.
Dois temas finalizaram o pronunciamento, a necessidade de reforçar junto ao Governador e Secretário Regional a importância da reforma da E.E.B Professor João Boos. E o pedido de igualdade por parte da Assessoria de Imprensa da casa na divulgação das ações dos vereadores de oposição nas redes sociais, sites e repasse de informações a imprensa regional.