Palavras do senador Cristovam Buarque (PPS), que ministra em Brusque nesta segunda-feira (18) a palestra ‘Educação, prioridade nacional: um imperativo!’. O evento faz parte do Ciclo de Conferências Magnas Temáticas, que comemoraram os dois séculos da independência do Brasil.
Para o senador, que é professor por profissão, a população precisa provocar uma espécie de revolução, fazendo com que os governantes definam a educação como prioridade. Mas isso é um processo que vai levar muito tempo para se concretizar. No mínimo 30 anos, a partir do momento em que for colocado em prática.
“O grande desafio do Brasil não é fazer com que a educação seja melhor. O grande desafio do Brasil é fazer com que a educação seja igual. Uma criança, ao nascer, ela tenha a mesma chance como consegue no futebol”, pontua ele.
Uma das saídas para isso, na visão dele, é federalizar a educação. Algo que tiraria dos municípios o peso financeiro e a responsabilidade pelo ensino básico, parte fundamental para formar cidadãos intelectualizados, acredita o senador.
“Resolveria ao longo do tempo, não de repente. Mas tem que saber como fazer isso”.
A palestra do senador, que é ex-governador do Distrito Federal e foi candidato à Presidência da República, acontece no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb).


