Transtorno temporário, benefício duradouro. Frase muito utilizada em obras que demandam algum incômodo para a população, mas que, depois de prontas, resultam em grande serventia e/ou conforto para todos. Talvez seja assim que se podem definir as obras que ocorrem em nossa cidade atualmente, sejam elas provenientes das esferas municipais ou estaduais. Não é diferente nas escolas. Quando estas passam por reformas ou são, até mesmo, reconstruídas, alunos têm de serem realocados em outros espaços dos educandários, banheiros são improvisados, entre outras mazelas.
E, após um longo período passando por transformações bruscas, dois tradicionais colégios de Brusque serão oficialmente inaugurados. A Escola de Educação Básica Feliciano Pires e a João XXIII. O colégio Feliciano Pires começou suas atividades em 1900, se configurando como Escola Pública Isolada do sexo masculino e Escola Pública do sexo feminino. Já o João XXIII data de 1944.
E para saber a quantas anda as expectativas dos corpos docentes das duas EEBs, a Rádio Cidade esteve na manhã desta terça-feira (20) nos dois colégios, a fim de conversar com as diretoras.
O clima nos dois lugares era um só: empolgação. No Feliciano Pires, a equipe foi recebida pela diretora Mari Regina Gliz. Segundo ela, um anseio de muitos anos foi atendido e na próxima quinta será, de fato, oficializado. A expectativa é grande, saudável e positiva. Na quinta-feira, então, com todos nossos pais, com todos nossos alunos, APP, conselho, professores, funcionários e toda a comunidade em geral, estão todos convidados a participarem conosco deste momento festivo. A estrutura está pronta. E ela é um dos pilares para que, de fato, aconteça uma educação de qualidade, ressalta.
Já no colégio da Rua Florianópolis, no Bairro Primeiro de Maio, fomos recebidos pela diretora Elizabeti Goedert Schwamback. Segundo ela a expectativa é muito grande, pois, ganhar uma quadra nova é muito importante pra uma unidade escolar. A reforma do telhado, a pintura, a escola está bonita, está nova para acolher esses alunos e para fazer uma educação de qualidade. A união do espaço físico mais o pedagógico que a escola João XXIII possui é um exemplo, pois todos os professores são pós graduados e se dedicam no ensino. A tendência, agora, é melhorar ainda mais, diz Beti.
Ela aproveitou a entrevista para firmar novamente o convite a toda à comunidade, para que se faça presente na inauguração da EEB João XXIII.
Das 9h30min até as 10h20min da próxima quinta-feira (22) ocorrerá a solenidade de inauguração da EEB Feliciano Pires. Em seguida, das 10h30min até as 11h20min, acontece a da João XXIII. Estarão presentes o governador Raimundo Colombo, o secretário de estado da educação, Eduardo Deschamps, além de representantes das mais variadas entidades e do poder público municipal e estadual.




