Cultura polonesa em destaque
A noite de segunda-feira (19) foi de muita animação para o povo polonês em Brusque. O lançamento do VII Evento Cultural Polonês atraiu um grande número de decentes ao Clube Esportivo Paysandu. A data em que será realizado é 25 de agosto, mesmo dia que marca a chegada do primeiro grupo organizado de poloneses.
Serão diversas atrações a marcar a passagem. Entre elas uma missa no Santuário de Azambuja com um o padre que vem direto da Polônia para a celebração, gastronomia típica do país, apresentação musical e de dança folclóricas polonesas.
Em 2013, houve uma leve mudança na formatação do momento que comemora a presença da população polonesa em Brusque. Mudança no nome da festividade, que passou a se chamar Evento Cultural, quando antes era conhecida por Noite Cultural Polonesa.
Ivan Valendowsky, integrante da comissão organizadora dos festejos, explica que a alteração se deu por conta de a data de 25 de agosto ter caído em um domingo.
Não queremos deixar de realizar nesta data de 25 de agosto, pois Brusque tem lei municipal que comemora a chegada dos imigrantes poloneses, explica, afirmando que a intenção é conseguir estabelecer a data como oficial da chegada dos poloneses no Brasil.
O dia 25 de agosto, segundo Ivan, não foi escolhido ao acaso. Pesquisas históricas apontam que a data guarda o primeiro registro da presença de poloneses na cidade de Brusque e, consequentemente, no Brasil.
Por tanta importância e registros que a cidade também foi pioneira na criação de uma entidade voltada à cultura polonesa. Trata-se da Fundação José WalendoWsky. Finalidade de promover a cultura polonesa no Brasil e tentar levar a do Brasil para a Polônia, explica o presidente da entidade, João Paulo Loiola Walendowsky.
A realização do Evento Cultural em 25 de agosto também não foi algo escolhido ao acaso. Está relacionada à trajetória de chegada dos poloneses na cidade e no Brasil.