Brusquenses são vítimas de golpes com cartões bancários

Pelo menos duas pessoas residentes em Brusque foram vítimas nas últimas horas de um golpe que está sendo aplicado na cidade. Uma delas, uma senhora de 57 anos de idade, relatou que na tarde de terça-feira (17) recebeu um telefonema, supostamente do banco que é correntista, informando que seu cartão havia sido clonado e que ela deveria entrar em contato com a instituição através do número existente atrás do cartão.
No entanto, os golpistas tinham grampeado a linha e a vítima, ao tentar fazer a ligação, era atendida por membros da quadrilha que pediam se ela queria cancelar o cartão para evitar prejuízos e solicitaram que ela digitasse os dados e a senha do cartão. Em seguida, informaram que um oficial de justiça iria até a residência para recolher o cartão que passaria por perícia, o que ocorreu, mas foi outro integrante dos estelionatários que fez a retirada.
A vítima informou seu filho sobre o ocorrido e ele desconfiou que se tratava de um golpe e foi até o banco, onde constatou que o cartão não tinha sido bloqueado e ao puxar um extrato, percebeu que entre saques e compras o prejuízo já era de cerca de R$ 6 mil. Outra vítima também registrou BO e relatou que o total do prejuízo ultrapassa os R$ 8 mil. O golpe vem sendo aplicado em Brusque e as vítimas, em geral, são pessoas de mais idade.
As instituições financeiras alertam para o golpe e lembram que um banco não determina o recolhimento do cartão e nem pegam dados por telefone. Quando desconfiar, acione a polícia imediatamente e informe o que ocorreu, possibilitando que os golpistas sejam pegos antes de consolidar o prejuízo.


