Comando da PM não descarta uso da força para abrir rodovias

As forças de segurança pública estão se mobilizando para desfazer os bloqueios de rodovias pelo estado de Santa Catarina. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar no estado, coronel Marcelo Pontes, assim que saiu a ordem do Supremo Tribunal Federal para as ações, ainda na madrugada desta terça-feira (1), o trabalho das equipes teve início.
O comandante-geral disse que a ação será desencadeada em etapa. A primeira delas é o uso do diálogo, conversando com os manifestantes e os possíveis líderes identificados sobre a necessidade de desobstruir. No entanto, vencida está e toda forma de pacificação, não é descartado o uso de força policial para fazer cumprir as ordens judiciais.
“Estamos fazendo dessa forma, no sentido do convencimento, diante da consequência desse momento para a sociedade catarinense. Isso já começa a ter efeito, pois as pessoas estão se sensibilizando”, pontuou ele.
O comandante geral informou, ainda, que ações para transporte de pessoas que acabaram ficando presas em pontos de bloqueio também estão nos planos. Toda a operação foi programada para começar esta tarde.
A operação de desbloqueio por parte da PM vem embasada em decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que autorizou uso de força policial em todas as esferas para abrir passagem nas vias cujo trânsito foi interrompido por manifestantes que estão descontentes com a derrota do presidente Jair Bolsonaro na eleição do último domingo (30).