Trote dos terceirões' vai virar pedágio solidário
Transformar os trotes das turmas de terceirões em ações que beneficiem o próximo, que integrem e confraternizem os formandos e, ainda, despertem o espírito solidário. Essa foi a proposta apresentada pelo Núcleo de Instituições Educacionais de Brusque e Região que, representado pela coordenação e alunos, reuniu-se com o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, na manhã de quarta-feira (29), para solicitar apoio para a ação.
De acordo com o coordenador do Núcleo e diretor do Colégio Cônsul, Orlando Borchardt, a iniciativa é dos alunos do Colégio São Luiz, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Colégio Energia e Colégio Cenecista Honório Miranda, que após ponderação do Núcleo sobre os problemas decorrente dos "tradicionais trotes" de final de ano, apresentaram propostas de mudanças para 2011.
"Esses trotes geravam rancor e revanchismo entre os alunos. Desafiamos as lideranças das escolas a mudar essa prática. Dias depois, os alunos nos apresentaram o pedágio solidário", explicou Borchardt.
O coordenador do Núcleo ponderou sobre a importância de apoiar a ação, uma vez que é uma forma de os alunos canalizarem a energia para ações concretas. "A arrecadação será destinada à entidades sociais. Além disso, vamos tentar envolver a família na ação", complementou Orlando.
O prefeito reconheceu a importância da iniciativa e confirmou o apoio da administração municipal, por meio da secretaria de Assistência Social e Habitação.
Os estudantes Luiz Fernando Koshnik Bunn e André Leonardo Boos, ambos com 17 anos, ficaram satisfeitos com a reunião. "Essa alternativa evita constrangimento e o revanchismo entre os estudantes", disse Boos. "O pedágio será melhor para todos. Vão ficar para traz as guerrinhas de ovos", lembrou Bunn.
O próximo passo, segundo o prefeito Paulo Eccel, é inserir a ação no calendário dos pedágios que ocorrem durante o ano. A previsão é de que o pedágio, organizados pelos formandos, aconteça em novembro. No entanto, falta a confirmação do dia.



