Telefonia: a palavra das operadoras e da Anatel

Durante a audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (15) na Câmara Municipal de Brusque, sobre os problemas de sinal na telefonia móvel na cidade, o gerente operacional da Anatel em Santa Catarina, Estevão Hobolt, disse que as prestadoras devem disponibilizar um mapa de cobertura das regiões.
Ele frisou, ainda, que desconhece algum pedido à Anatel para saber se o atendimento na cidade está dentro do exigido. Nós da gerência atendemos por demanda. Sugiro o encaminhamento de um ofício, que será analisado pela superintendência.
Segundo Hobolt, nos próximos meses deve sair uma nova regulamentação por parte da Anatel, especificando regras mais claras e obrigações sobre informações sobre a venda de produtos na telefonia móvel.
O representante da TIM, Luciano Magalhães Bampi, disse que a operadora possui no estado mais de 3 milhões de aparelhos e não é insensível aos pleitos dos cidadão. Segundo ele, dentro do plano de investimentos da empresa há R$ 57 milhões previstos para investir no estado em 2013. Para Brusque, esta prevista a troca de todos os equipamentos das estações no município já para setembro. Espera-se que haja uma melhora em curto prazo com essas melhorias. Temos algumas estações em fase de contratação e posterior execução, disse ele, citando Águas Claras, Zantão e região do Bairro Volta Grande, nas imediações dos shoppings atacadistas.
Já o representante da Vivo, Glauco de Castro Ligeiro, trabalha na área de engenharia da operadora e disse que nos últimos anos mais que dobrou a capacidade de atendimento na cidade. Para este ano, segundo ele, os investimentos constam com a ativação de uma estação em Gaspar que atende até no perímetro da divisa com Brusque. Há um projeto em fase de execução que trata da ativação de estação no Azambuja, Paquetá, Lagoa Dourada e Cedrinho. A empresa ja tem planejado orçamento de R$ 27 milhões em Santa Catarina. E esse do Azambuja esta fora desse orçamento e por isso não temos prazos para implantar, disse.
Frisou que há um projeto futuro, para 2014, dentro da previsão orçamentária da empresa, novas estações para cobertura dos bairros Limeira, Santa Luzia e Batêas. Queremos torcer para que seja aprovado para que possamos continuar, afirmando que a operadora atende o que determina a Anatel sobre a cobertura de sinal no município. Ele assegurou que a operadora cobre em torno de 80% da cidade.
Representante da Claro, Fabiana Torres Machado disse que a operadora possui oito antenas na cidade de Brusque. Isso tudo depende de planejamento, e isso e complexo. Alem da questão de legislação, pois enfrentamos uma questão de autorização da Fatma, frisou ela. Em 2013, segundo ela, ajustes estão sendo feitas na chamada rede 2G de voz, o que tem propiciado menos falhas. O mesmo também ocorre com o 3G.
Segundo ela, a empresa está trabalhando para melhorar o serviço em todo o estado. A grande característica do serviço é se móvel, poder circular por vários locais, ir e voltar. Foi feita toda uma avaliação em Brusque. Não posso dizer datas, mas estão sendo feitos ajustes e melhorias que podem ser percebidos.
O representante da Oi, Gonzalo Charlier Pereira, disse que a empresa em representantes em todos os estados pra manter contato com as casas legislativas e saber dos problemas que as cidades enfrentam. Já tivemos em outras oportunidades com a Câmara de Vereadores de Brusque. Avanços já foram conquistados perante a Oi. A cobertura de Azambuja é o resultado de um requerimento feito por esta casa e pelo Procon de Brusque, frisou.
Seis equipamentos foram instalados na cidade para melhorar o sinal nos últimos tempos. Para ele, o problema maior esta na compreensão das regras que regem o setor. A expectativa do cidadão e o que diz a legislação para as operadoras. Não são as operadoras que definem. Elas recebem e têm que cumprir. Evidente que o cidadão quer mais que isso. Mas não são as operadoras que definem, destacou, apontando, também, a responsabilidade pela área de cobertura à Anatel.
Luis Eduardo Caminha, representante da Associação dos Consumidores do Vale do Itajaí, disse que Blumenau lançou uma campanha em busca de melhoria de sinal de celular no município. Faremos um levantamento com relatos dos consumidores para formalizar.