Ortodondia: corrigindo a posição dos dentes
Dando seqüência à série de entrevistas do quadro Saúde Bucal, nesta semana o Jornal da Cidade recebeu a visita de Tiago Deretti, ortodondista. Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência. Tiago Deretti enfatiza que apenas profissionais poderão determinar se o paciente poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico.
Com base em alguns instrumentos de diagnósticos, que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso dos dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista, ou dentista, poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado.
Quanto aos tipos de aparelhos, Deretti disse que são vários e cada caso deve ser analisado diferentemente. Existe aparelho convencional, constituído de braquete metálico, elástico colorido e fio metálico, aparelho estético constituído de braquetes de porcelana, elástico e fio banhado a rhodium, e vários outros tipos que dependem do diagnóstico do ortodontista, além daqueles da preferência do paciente.