Demora nas cirurgias é culpa do SUS
A secretária Municipal de Saúde de Guabiruba, Valquíria Kohler, destacou que os investimentos realizados nos últimos anos é um dos principais fatores que fez Guabiruba ser contemplada com o prêmio Excelência na Saúde Pública, entre 100 cidades brasileiras.
A secretária destacou que, de maneira geral, os municípios brasileiros investem acima dos 15% dos gastos das prefeituras, conforme obriga a União. Quanto à obrigação do Estado em repassar 12% para os municípios, Valquíria disse que está sendo cumprida. Quem tem falhado no repasse de 6% é a própria União, ocasionando um aumento excessivo na fila de espera pelas cirurgias de alta e média complexidades.
A população cobra dos municípios a responsabilidade pela demora nas cirurgias, quando na verdade a principal culpa é da União e do Estado que têm a obrigação de dar o suporte na contratação de profissionais e condições para que os hospitais consigam realizar as cirurgias, o que não vem ocorrendo, disse Valquíria.
A secretária informou também que em Guabiruba, na campanha de vacinação contra a pólio, foi atendida 92,3% da meta nacional, que é de 95%. 1.026 crianças foram vacinadas, de um total de 1.110. Como a campanha encerra somente em 1º de julho, a meta deverá ser cumprida em Guabiruba.
Com a chegada do inverno, aumentam os números de doenças respiratórias. E a implantação de novas regras pela Anvisa, que coíbe a compra de vários medicamentos que habitualmente eram adquiridos sem prescrição médica - como xaropes para tosse, por exemplo, segundo Valquíria tem aumentado consideravelmente a procura pelas unidades de Saúde.



