Por volta das 14h30min, um rapaz entrou em uma farmácia na Avenida Dom Joaquim e, simulando estar armado, anunciou assalto levando aproximadamente R$ 1 mil. A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático assumiu a ocorrência.
Os policiais foram informados que o assaltante havia sido visto perto da Ponte do Maluche trocando de roupa. No momento do crime, ele usava uma bermuda de tactel, uma jaqueta preta e um boné com a letra A.
Instantes depois, a guarnição viu um sujeito com características semelhantes às informadas pelas testemunhas saindo debaixo da mesma ponte. Na abordagem, eles o revistaram e encontraram parte do dinheiro roubado dentro do bolso da calça jeans do rapaz. Por baixo, ele usava a bermuda que havia sido descrita pelos populares. Em uma breve busca debaixo da ponte, foram encontrados mais dinheiro, a jaqueta preta e o boné com a letra A.
Depois disso, o rapaz, que tem apenas 15 anos, não teve mais como negar a autoria do crime. Ele afirmou aos policiais que veio de Curitiba (PR) e mora em Brusque há um mês. Lá, ele já era assaltante, mas decidiu se mudar para uma cidade menor por achar que seria mais fácil praticar seus crimes.