Trabalhadores da Celesc paralisam atividades

Os trabalhadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) paralisaram as atividades a partir das 8h desta quinta-feira (8) no Vale do Itajaí. O Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi) informou que a categoria está em estado de greve, que implica em, além da paralisação, a possibilidade de greve por tempo indeterminado.
A categoria reivindica a imediata chamada dos aprovados nos últimos concursos públicos, a realização de um novo concurso para a recomposição das vagas administrativas e de atendimento, além da contratação de mais trabalhadores. O Sintevi diz que os serviços de emergência/plantão estão mantidos durante a paralisação desta quinta (8).
"As sucessivas reclamações dos consumidores, motivadas pela falta de pessoal e investimentos, não nos deixaram outra alternativa, que não seja a mobilização como forma de dar um basta neste processo de desmonte da empresa. A Celesc já foi referência nacional em relação ao atendimento de seus clientes. Hoje enfrenta dificuldades em função da redução de seu quadro de empregados", explicou o Sindicato, em nota.
Ainda segundo o comunicado do Sintevi, a Diretoria da Celesc "vem protelando a recomposição do quadro de pessoal, acarretando não só a piora no atendimento a população, mas também a sobrecarga nos trabalhadores, expondo-os à sérios riscos de saúde e segurança em uma atividade de alta periculosidade como a do setor elétrico".
O presidente do Sintevi, Felipe Braga, disse que a categoria deve reavaliar a paralisação por volta das 12h, quando haverá uma proposta do Conselho de Administração da Celesc. O Conselho estará em reunião ordinária durante a manhã desta quinta (8).
FONTE: G1