(VÍDEO) Números mostram total de casos de violência doméstica na região

Levantamento feito pela Rádio Cidade junto à Polícia Militar de Brusque mostra que os casos de violência doméstica costumam ocorrer em maior número entre sexta-feira e domingo. São, em média, de 400 a 500 por ano, conforme dados coletados entre 2019 e 2022.
De acordo com o levantamento, os casos de violência doméstica em Brusque vêm diminuindo em comparação com números de 2019 a 2022. Os dados do 18° Batalhão Militar apontam que, em 2019, foram registradas 486 ocorrências, enquanto que 2020 somou 446 casos, 2021 foram 443 e, até agosto deste ano, 254.
A equipe da Rádio Cidade entrevistou o comandante do 18° Batalhão nesta manhã de sexta-feira (21), o tenente-coronel Heintje Heerdt, sobre os casos de violência doméstica na cidade e região. Segundo ele, 46,9% das ocorrências desta natureza acontecem aos finais de semana.
“Normalmente, o casal está em casa no final de semana e feriados, com um consumo excessivo de bebida alcoólica. Isso pode, às vezes, proporcionar uma discussão, gerando as agressões”, destaca ele.
O consumo elevado de bebida alcoólica potencializa o fato, afirma do comandante da PM. “Há uma correlação do álcool com violência doméstica. O álcool tem, para muitas pessoas, esse efeito de quebrar o pudor, de alterar o julgamento. Então, isso acaba sendo, às vezes, um fator que potencializa a violência doméstica”, prossegue o comandante.
De acordo com Heerdt, muitas vezes, a mulher possui uma dependência emocional dentro de um relacionamento tóxico, o que pode dificultar com que denunciem.
Mas, ele percebe uma mudança de comportamento, já que as mulheres estão mais confiantes, pois percebem que há uma estrutura para ampará-las.
Em paralelo com às demais cidades da região, de 2019 até agosto de 2022, Botuverá registra 18 ocorrências, enquanto que Guabiruba tem 268 e Brusque totaliza 1.629 casos de violência doméstica.
Para realizar uma denúncia, basta entrar em contato com a Polícia Militar no número 190.


