Massa de ar frio deve derrubar a temperatura

Uma massa de ar frio, de origem polar, avança pelo Sul do Brasil e deve derrubar as temperaturas acentuadamente, segundo a Epagri/Ciram. Também não está descartada a possibilidade de neve nas áreas altas da Serra catarinense neste sábado (10). O frio será úmido, com previsão de temperatura próxima de 0ºC em várias regiões.
Já no domingo (11), o tempo instável dá espaço ao ar mais seco, que favorece a condição de geada, especialmente nos municípios do Oeste, Planalto Sul e Norte e Alto Vale do Itajaí. Na grande maioria dessas cidades, a temperatura deve chegar a 0ºC ou ser até negativa. De acordo com a Epagri/Ciran, a próxima semana o frio novamente se intensifica, devido a chegada de uma nova massa de ar polar. O frio pode causar mais prejuízos à agricultura do estado, conforme a Epagri.
A última ocorrência de neve em Santa Catarina foi registrada nos dias 22 e 23 de julho, quando o fenômeno foi visto em 113 municípios do estado, segundo dados divulgados pela Epagri. De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, o fenômeno da neve é considerado histórico pela espacialidade e abrangência que atingiu o estado.
Conforme relatório da Epagri/Ciram, Santa Catarina é o estado do Brasil com maior ocorrência de neve. Segundo Martins, a frequência do fenômeno é justificada pela localização na zona temperada, região que recebe a influência de sistemas meteorológicos vindos da Antártida. Muitas cidades do estado não registravam a ocorrência de neve há muitos invernos. No Vale do Itajaí, por exemplo, o fenômeno não era visto há 13 anos. No Morro do Cambirela, em Palhoça, a última neve registrada foi em 1984.
FONTE: G1