Sem definir prazos, Governo do Estado anuncia plano para vacinar professores

Um Plano de Vacinação para Profissionais de Educação do estado de Santa Catarina foi apresentado nesta terça-feira (20). O modelo é resultado do debate entre a entidades representantes dos municípios e dos sindicatos da categoria.
O modelo considera critérios de prioridade para a vacinação dos profissionais com maior risco de contágio de Covid-19. Apesar de não ter uma definição para o início de aplicação do plano,
Apesar de ainda não haver data para o início da imunização dos profissionais da educação. É com base nele que o Estado pretende definir as prioridades nas imunizações. proposta considera a existência de áreas de atuação que estão mais expostas ao contágio pela Covid-19 devido à dificuldade da utilização de máscaras e à prática do distanciamento social, como as turmas de educação infantil.
Ele também considera a maior vulnerabilidade dos profissionais que estão atuando nas modalidades de ensino presencial ou mista. No caso deste perfil de trabalhadores, a tendência é que estejam no primeiro grupo de vacinação.
Trabalho conjunto
O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, destaca a importância do trabalho conjunto para que o plano seja executado de maneira ágil e organizada: "Tivemos uma experiência muito positiva com a construção do Plano de Contingência para a Educação (PlanCon), que virou referência para vários estados com regramentos em todas as redes. Queremos deixar todos os 295 municípios no mesmo patamar para conseguirmos iniciar a vacinação rapidamente assim que tivermos as doses disponíveis, começando com os públicos mais vulneráveis".
O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, reforça a necessidade do planejamento de todos os entes envolvidos para quando a vacina chegar: “Ainda não temos um prazo estabelecido, mas todo esse planejamento, escalonamento e coleta de informações facilita muito o processo de vacinação”.
Confira o modelo:
1º grupo - Profissionais que atuam no atendimento presencial
Educação Infantil (professores e auxiliares)
Educação Especial
Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência)
Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras)
Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras)
Ensino Superior
2º grupo - Profissionais que atuam em Atividade Remota
(A ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo)
Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid;
Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.


