Hino será tocado antes dos jogos de futebol

A Federação Catarinense de Futebol publicou um ofício, na tarde desta segunda-feira (5), instituindo a execução do hino de Santa Catarina antes das partidas de futebol promovidas pela entidade. O ato serve como cumprimento da lei 16.078, publicada no Diário Oficial em 31 de julho.
A legislação alterou o texto da lei 14.325, que instituía a execução apenas do hino nacional brasileiro antes de eventos esportivos, para a inclusão do hino catarinense no texto. A determinação deverá ser cumprida, de acordo com o ofício, a partir dos próximos jogos que serão realizados, ou seja, a partida Brusque x Canoinhas já terá a execução do hino nacional e do hino estadual.
Em outros estados, como o Paraná, a execução já é obrigatória há algum tempo. Em 2010, o deputado estadual Gilmar Knaesel entrou com um projeto de lei para a mudança de trechos do hino, que não tinha aspectos culturais e geográficos do estado em sua letra, e por isso, não é lembrado pelos catarinenses. A canção foi adotada pelo governador Hercílio Luz, em 1895.
LDO