As questões relacionadas ao setor de assistência social foram debatidas durante toda esta terça-feira (21) no auditório da Uniasselvi/Assevim, em Brusque. No local, aconteceu a 10ª Conferencia Municipal de Assistência Social, que reuniu profissionais da área, representantes de entidades de cunho social e do poder público, além de pessoas da comunidade.
O tema central dos debates foi o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a discussão sobre os rumos do programa até o ano de 2026. Propostas explicitadas no tema “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026” e o lema “Pacto Republicano do Suas rumo a 2026: o Suas que temos e o Suas que queremos”.
Dentro das discussões estão assuntos relacionados à demanda de serviços recebida pelas secretarias municipais de Assistência Social. Algo que denota o crescente índice de vulnerabilidade do cidadão e que precisa do amparo dos setores públicos de assistência com serviços tais quais auxílio alimentação (sacolões), alugueis sociais e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
“E não é um favor, mas, sim, obrigação do serviço público dar esse suporte. Por isso essa discussão é importante juntamente com diversos setores da sociedade", comenta o secretário municipal da Assistência Social de Brusque Rodrigo Voltolini.
Assim como as conferências municipais de outros setores, a da Assistência Social elegeu dez delegados que vão representar o município na fase estadual da discussão. Esta etapa acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro.



