Brusque é contemplada com quatro médicos

Na tarde de ontem, quinta-feira (1), o ministério da Saúde divulgou, através de seu site, a primeira relação de médicos que atuarão através do novo programa anunciado pelo governo federal, o Mais Médicos. Ao todo foram 1.753 médicos selecionados para trabalhar em 626 municípios. Do total 51,3% deverão atuar em cidades do interior, e 48,6% nas periferias de capitais e nas regiões metropolitanas. O município de Brusque foi contemplado com 4 médicos.

Em comparação ao que foi solicitado pelos municípios da região Sul do país, o número é considerado baixo nesta primeira chamada. De acordo com o ministério, as 3.511 cidades cadastradas na primeira rodada do Mais Médicos pediram 15.460 profissionais. O resultado deve preencher só 11% do total de postos estipulados, deixando 13.707 deles ociosos.

No estado do Paraná da solicitação feita, apenas foi atendido com 9% dos médicos, o Rio Grande do Sul dos mais de trezentos municípios que solicitaram médicos, obtiveram apenas 107 médicos. Em Santa Catarina dos 38 municípios considerados prioritários para receberem médicos, 29 foram contemplados.

Os municípios que mais receberam médicos nesta primeira chamada no Estado foram Florianópolis com 10 médicos, Itajaí com 5, Brusque com 4, e Tijucas com 2 médicos. Os médicos que foram chamados para trabalhar em Brusque são Gustavo Gehrke Rodrigues, Rafael dos Santos Barni, Santiago Gomez Garcia e Su Chao.

Demais municípios que foram contemplados com um médico apenas foram: Tunápolis, São José, Itapema, Princesa, Águas Mornas, Pomerode, Mafra, São José, Porto Belo, Pinhalzinho, Palhoça, Belmonte, Itaiópolis, Paraíso, Araquari, Imaruí, Santo Amaro da Imperatriz, Bombinhas, Bom Retiro, Dionísio Cerqueira, Bandeirante, Antônio Carlos, Guaraciaba, Blumenau, Gravatal

LDO