É hora de ajudar a consolidar o Suas de Brusque

Na próxima terça-feira (21), das 7h30min às 17h30min, no auditório da Assevim em Brusque, estará acontecendo a X Conferência Municipal de Assistência Social com o objetivo de avaliar o andamento das políticas públicas de assistência existentes, além de discutir e desenvolver novas propostas que possam ser encaminhadas para a etapa estadual da conferência, até que se tornem diretrizes relevantes para melhorar ainda mais os serviços para a população.
Lilian Gisele do Nascimento, representante do Conselho Municipal de Assistência Social de Brusque, informa que a conferência é aberta à população brusquense, pois é justamente o público-alvo que poderá contribuir através de sugestões na melhoria dos diversos serviços assistenciais ofertados aos cidadãos. A assistente social lembra que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.
Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, o qual teve suas bases de implantação consolidadas ainda em 2005.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
O Suas engloba também a oferta de benefícios assistenciais prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.



