Multas estariam gerando indignação

Vereador e presidente da Câmara Municipal de Brusque, Jean Pirola (PP), quer ampliar o tempo para que veículos estacionem junto a algumas escolas localizadas no Centro de Brusque. Mais precisamente os colégios particulares São Luiz e Cônsul Carlos Renaux. O motivo: o volume de multas que estaria sendo gerado pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) aos pais que param para deixar seus filhos nas unidades.
Por conta disso, o vereador apresentou na Câmara Municipal pedido de estudo de viabilidade para que o tempo seja de até 15 minutos nestes locais. “O requerimento foi a pedido tanto de pais e professores do Colégio São Luiz quanto do Cônsul”, relata ele.
Na avaliação do político, trata-se de duas unidades escolares centenárias do município, situadas na área central e que viram a cidade crescer em seus arredores. Por conta disso, não foi possível a instalação de estacionamentos apropriados, o que acabou, com o tempo, gerando esse problema.
Na apresentação da proposta, durante a sessão de terça-feira (14) do Legislativo, outros vereadores questionaram sobre o porquê de apenas as duas unidades serem beneficiadas. Pirola justifica que, por ora, trata-se apenas de um estudo sobre a viabilidade da medida e que ela pode, sim, ser estendida a outras escolas da cidade. “Tenho certeza de que a Setram (Secretaria de Trânsito e Mobilidade) vai fazer um estudo para poder contemplar todas as unidades em todos os bairros da nossa cidade”, pontuou o pepista.
A diferença entre parada e estacionamento
A legislação de trânsito é explícita em relação à diferença entre parada e estacionamento. De acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, os conceitos são os seguintes:
Estacionamento - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
Parada - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.
Nenhuma das duas situações tem relação com o motor do carro estar ligado ou não, como confundem muitos motoristas. Além disso, ambas são definidas pela placa de sinalização do local. No caso citado pelo vereador, os locais estão atualmente sinalizados por placas que regulamentam embarque e desembarque em horários previstos.
Segundo o agente operador da central da Guarda de Trânsito de Brusque, a ideia dessa regulamentação nas proximidades desses colégios é proporcionar a rotatividade dos veículos a fim de que todos consigam deixar e pegar seus filhos com segurança sem comprometer a fluidez do trânsito naquelas imediações. Somente são autuados os motoristas que estacionam e não os que param nesses locais.
Atualização às 18h17min por Giselle Zambiazzi


