A presidente Dilma Rousseff já se encontra em Santa Catarina para logo mais, às 12h15min, inaugurar talvez a principal obra do Governo Federal no Estado neste ano, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna.
Cerimonialistas do Planalto estão desde a semana passada em Santa Catarina trabalhando na organização. O ato inaugural ocorrerá na cabeceira no sentido Laguna-Tubarão. A União investiu em torno de R$ 700 milhões na obra.
Essa é a primeira ponte estaiada suspensa por cabos em curva do Brasil. São 2.830 metros de comprimento, 52 vãos, 136 estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas. O pico de mão de obra no local foi atingido em 2014. Cerca de 1,8 mil profissionais atuavam nos canteiros à época. A construção começou em junho de 2012. A burocracia travou o início da obra em diversos momentos e as empreiteiras suspenderam as atividades por quinze dias, em maio deste ano, pela falta de repasse de verbas do Governo Federal.
Após as pendências financeiras serem resolvidas os trabalhos tiveram sequência. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que devido à inauguração, possa ocorrer congestionamentos na região antes, durante e após a solenidade e que o trânsito naquele local terá seu fluxo normalizado a partir das 15h desta quarta-feira (15).



