Papa nomeia Dom José como novo Bispo de Blumenau
Administrador Paroquial e primeiro Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Águas Claras, Dom José Negri foi nomeado na quarta-feira (18), Papa Bento XVI, como o novo Bispo de Blumenau. Membro do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), Dom José Negri será o segundo Bispo de Blumenau, sucedendo a Dom Angélico Sândalo Bernardino, que apresentou sua renúncia por ter uma idade já vançada. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Negri era bispo auxiliar de Florianópolis desde 2006.
Às 16 horas do dia 5 de março de 2006, um domingo quente, na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, em Brusque, acontecia a ordenação episcopal de José, filho de Franco e Giovanna Castelli. Nascido em Milão (Itália) no dia 18 de setembro de 1959 e ordenado sacerdote na catedral de Milão, em 7 de junho de 1986, pelo Cardeal Carlo Maria Martini, José Negri teve sua eleição e nomeação para Bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis anunciada pela Rádio Vaticano às 12 horas do dia 14 de dezembro de 2005.
A nomeação pelo Papa Bento XVI foi uma surpresa para muitos, pois há apenas 11 meses estava à frente da Paróquia São Judas Tadeu, com sede em Águas Claras, integrada pelas comunidades Santo Amaro (Nova Itália), Santa Luzia, Sagrada Família (João XXIII), Santa Cruz do Redentor (Zantão), Nossa Senhora da Saúde (Poço Fundo) e São Francisco de Assis (Ponta Russa).
"Estou convencido, de fato, de que Deus, na hora em que me escolheu, já me deu a sua graça para enfrentar esta nova missão!", declarou Dom José.
O pefeito de Brusque, Paulo Eccel, em fax encaminhado ao novo titular da Diocese de Blumenau, declarou que "a nomeação de vossa Excelência Reverendíssima pelo Papa Bento XVI, nesta data, para Bispo da Diocese de Blumenau, alegra-nos e a toda a comunidade brusquense por sermos sabedores que estás a serviço da vida e da esperança. De forma indelével marcastes os fiéis da Paróquia São Judas Tadeu, em Águas Claras, que tiveram o privilégio de tê-lo como administrador paroquial e primeiro pároco, no ano de 2005".
O prefeito finalizou sua carta afirmando que "ao agradecemos Dom José por todo o trabalho desenvolvido em Brusque e em nossa Arquidiocese, pedimos as bênçãos de Deus para vossa nova missão pela Igreja de Jesus Cristo, em Blumenau, com a materna intercessão de Maria Santíssima".
A missa de posse de Dom José será às 10 horas do dia 4 de abril, um sábado, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.
Colaboração de Paulo Vendelino Kons.



