Em Brusque, o Dia Nacional da Construção Social iniciou com uma palestra para empresários da construção civil e convidados. O Momento Empresarial, realizado na manhã de sábado (19), teve como objetivo reunir empresários e convidados do setor para debater assuntos da atualidade e que sejam do interesse de toda a sociedade, além de incentivar a participação de todos nas ações do DNCS.
Nesta edição, o convidado foi o médico do trabalho e membro do Sesi Nacional, Gustavo Nicolai, que falou sobre “SST – Custo ou investimento e E-Social”, assunto que está sendo discutido em todos os setores, o qual vários empresários ainda tem dúvidas.
Segundo o especialista, as políticas aplicadas atualmente, principalmente as tributárias, comprovam a obrigação das empresas investirem em segurança, pois quanto mais afastamentos a empresa tem, quanto mais acidentes de trabalho, maior será sua contribuição, sua carga tributária. “Hoje a gente já tem ferramentas gratuitas na internet onde as empresas conseguem identificar e conhecer a sua realidade em termos de custos com acidentes. Em três anos com esta ferramenta tramitando, sabemos que em media as empresas brasileiras pagam só em aumento tributário cerca de R$ 9.417 mil por um acidente de trabalho e mais de R$ 73 mil por um afastamento. Estes números são justificativa suficiente para que seja investido em prevenção”, informa o médico.
Gustavo Nicolai também falou sobre o -Social, que faz com que as empresas sejam obrigadas a enviar dados sobre contratação de mão de obra dentro do ambiente de trabalho. “O e-social vem e transforma o modelo de fiscalização atual, abordando agora 100%das empresas. Não tem mais espaço no e-social para o jeitinho ou para aquelas empresas que pensam que não haverá mais fiscalização, o cerco se fechou para quem descumprir a lei”, concluiu.
Para o empresário Orlando Schaeffer, a palestra foi muito importante para que esclarecesse dúvidas, que abordou temas deste segurança, previdenciária até situações que vamos enfrentar no futuro. “Foi um alerta para nós empresários e para aqueles que ainda não se adequaram às normas, pois muito ainda está por vir e quem não se adaptar terá muito prejuízo”, declarou o construtor.
Após a palestra, as atividades de saúde, lazer e cidadania iniciaram no Centro Esportivo do Sesi, localizado na rodovia Antônio Heil, durante toda a tarde.