Assevim dá nova utilidade ao lixo eletrônico
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, no sábado (4) a comunidade prestou contas com o meio ambiente e doou para a Assveim mais de 200 monitores e centenas de periféricos, entre mouses, teclados e CPUs. Durante todo o dia, colaboradores e alunos da instituição receberam os equipamentos de informática que não funcionam, ou que as pessoas não utilizam mais.
Ainda no mesmo dia, voluntários verificavam se o material estava em funcionamento, para então encaminhá-los para a reciclagem digital, projeto do curso de Sistemas de Informação, que desde 2007 conserta computadores e os doa para entidades carentes de Brusque e região. Desde o início, nove comunidades já receberam doação de computadores.
O objetivo da ação foi disseminar a reciclagem do lixo que é uma prática quase inexistente no Brasil e que, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), é o país que mais produz lixo eletrônico no Mundo. As peças que não podem mais ser reaproveitadas serão levadas para Florianópolis, pela empresa Compuciclado, que recolhe o lixo eletrônico em Santa Catarina.
Ainda durante o mês de junho, no pátio da instituição um canteiro será montado pela Era Florestal. Peças de computadores foram colocadas junto às plantas, fazendo referência à intervenção do homem na natureza. Ao longo do mês, as peças serão retiradas aos poucos, dando lugar a mais mudas, até ficar livre do lixo eletrônico e florescer de modo saudável.



