Ibope afirma que Aécio venceria se eleição fosse hoje

No sábado (11) o Ibope divulgou uma pesquisa em que foram ouvidos 2.002 eleitores no País. O instituito perguntou se as eleições presidenciais fossem realizadas neste ano, em qual candidato o eleitor votaria. De acordo com a pesquisa divulgada pelo jornal Estado de São Paulo, a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
O tucano Aécio Neves venceria o petista Luiz Inácio Lula da Silva por 48% a 33% dos votos em um eventual segundo turno e 19% da população brasileira não saberia em quem votar. Em votos válidos, sem contar os indecisos e os que não optariam por nenhum dos dois, o resultado ficaria em 59% a 41%.
Se Lula enfrentasse o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, haveria empate técnico, 40% para o tucano e 39% para o petista – ou 51% a 49%, em votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva venceria Aécio apenas no eleitorado de menor renda e escolaridade e em algumas das áreas geográficas como o Nordeste, aponta a pesquisa.
Na segmentação do eleitorado por sexo, idade e tamanho do município, Aécio venceria. Na divisão por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente, de forma isolada, entre os que ganham até um salário mínimo e que têm até quatro anos de estudo. Aécio ganharia de Lula entre os que ganham de um a dois salários mínimos (53% a 47% dos votos válidos), vantagem que aumentaria de acordo com a renda, até chegar a 72% a 28% na faixa dos que ganham mais de cinco salários.
Entre os municípios em que o PT venceu no segundo turno nas três últimas eleições presidenciais, agora, uma candidatura de Lula teria 52% nessas mesmas cidades, ante 48% para Aécio, o que configura empate técnico. Nas cidades onde o PT foi derrotado em uma ou duas das três últimas eleições, Lula perderia para o ex-governador com 63% a 37%.
Nas áreas anti-PT, o tucano teria vantagem de 72% a 28%, segundo a pesquisa.


