Uma comitiva vinda da Bahia esteve em Brusque nesta sexta-feira (10). Liderado pelo vice-governador João Leão (PP), o grupo visitou empresas, órgãos públicos e até municípios vizinhos, como Guabiruba, na busca por investimentos no estado da região Nordeste como uma maneira de alavancar o desenvolvimento econômico de algumas áreas, bem como colaborar par diminuir a migração.
Junto com o vice-governador estavam secretários de estado do governo baiano, empresários, políticos e integrantes de bancos instalados naquela região. A oferta era de, além da isenção de tributos, recursos disponíveis em caixa para financiar a juros considerados os menores do mercado em todo o país. “São juros de 6% a 10%. Uma das menores taxas do Brasil”, frisou Leão, buscando chamar a atenção do empresariado ali presente, como o presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Edemar Fischer.
Ele brincou com o político, quando o mesmo disse que a intenção era repatriar para cidades da Bahia pessoas que de lá saíram em busca de melhores oportunidades em terras catarinenses. “Na Irmãos Fischer temos cerca de 300 pessoas que vieram de uma cidade de vocês chamada Buerarema. Sinto muito, mas não vamos deixar elas irem”, falou entre risos e tom de brincadeira.
Leão disse que, além da peregrinação por outras regiões do país em busca de interessados em investir na Bahia, outras formas de desenvolvimento estão sendo focadas pelo governo, como a construção de uma ponte de 12 quilômetros ligando Salvador a ilha de Itaparica. A obra faria com que o tempo de viagem entre algumas áreas fosse reduzido em mais de 200 Km. O custo total será de R$ 7 bilhões.
Números como esse e dados sobre população e regiões propícias para investimentos deram o tom de uma explanação feita pelo vice-governador no evento em Brusque realizado no Hotel Monthez. “Uma forma de frearmos a forte migração que se tem registrado para nossa cidade”, pontuou o vereador brusquense Jean Pirola (PP), que intermediou a vinda da comitiva.
Para o prefeito interino de Brusque, Roberto Prudêncio Neto (PSD), a presença da comitiva fortalece os laços com a Bahia em torno dos trabalhos que possam auxiliar na diminuição da migração de famílias. Com as empresas daqui demonstrando interesse em fazer investimentos naquela região, ganham todas as partes, segundo ele.