Casan de Guabiruba não adere a greve estadual

A Agência Regional da Casan em Guabiruba não aderiu ao movimento de greve da categoria anunciado para esta quinta-feira (9). De acordo com o que foi publicado nos jornais da capital do Estado na última segunda-feira (6) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema-SC), os funcionários da Casan estariam iniciando um movimento grevista a partir desta quinta-feira em todas as cidades nas quais a autarquia presta serviços.
Conforme o sindicato, os trabalhadores da Casan reivindicam o acordo coletivo de trabalho desde 17 de março, quando foi entregue a pauta de reivindicações à diretoria. A Casan, por sua vez, enviou uma proposta aos funcionários em 22 de junho, a qual foi rejeitada em reunião. Na tarde de quarta-feira (8) a direção da Casan em Florianópolis apresentou uma nova proposta que foi debatida e aprovada pelos trabalhadores nas assembleias regionais realizadas no período da tarde em Curitibanos, Rio do Sul e Florianópolis.
Nesta quinta-feira nas cidades de Criciúma, São Miguel do Oeste, Laguna, Chapecó, Canoinhas, Videira e Barra Velha, os funcionários em assembleia analisarão a proposta da diretoria. A fim de evitar a deliberação da greve por parte dos funcionários, a diretoria apresentou a seguinte proposta:
* Em até 30/09/15, aplicar a jornada de seis horas em até quatro agências de médio porte que reunirem as melhores condições de implantação;
* Apresentar em até 120 dias uma proposta aos sindicatos de readequação das atuais superintendências e agências;
* Constituir, em até 30 dias, uma comissão paritária para, em até 120 dias, apresentar estudos sobre a reavaliação dos percentuais dos prêmios de conclusão de curso técnico e superior;
* Constituir, em até 30 dias, uma comissão paritária para, em até 120 dias, apresentar estudos a respeito da possibilidade de alteração na base de cálculo da insalubridade;
* Liberação plena de oito dirigentes sindicais por até doze dias para participarem de reuniões e cursos, congressos, entre outros, mediante comprovação.
Reajuste
Ao mesmo tempo, a Casan também anunciou um reajuste de 11,94% na tarifa de água e esgoto e 8,95% em outros serviços como religação, deslocamento de ramal, nova ligação, inspeções, substituição de hidrômetros, entre outros.
O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) e passa a vigorar a partir de 8 de agosto. A justificativa do pedido foi para cobrir o aumento da inflação e da energia elétrica. Inicialmente a Casan requereu acréscimo de mais de 13%, mas os cálculos da Agesan não chegaram a 12%.
O reajuste nas tarifas da Casan é anual. A estatal atende a 210 municípios em Santa Catarina, entre eles Guabiruba, Botuverá e Bombinhas.
Colaborou Giselle Zambiazzi


