Evento marca passagem do Dia dos Avós
Vovós que participam do Grupo da Amizade, que se reúne nas tardes de quinta-feira, no Sesc, receberam ontem (25) a visita da oftalmologista Katia Mantovani Bottós. Durante o encontro, ela palestrou sobre A Visão na Melhor Idade, abordando doenças recorrentes após os 40 anos de idade, divulgando formas de tratamento e esclarecendo dúvidas entre as participantes.
De acordo com Katia, após os 40 anos é importante fazer exames oftalmológicos uma vez ao ano a fim de prevenir o agravamento de doenças como catarata, degeneração da mácula e glaucoma, que são recorrentes nessa fase da vida e podem levar a cegueira. Se diagnosticadas precocemente, são grandes as chances de essas doenças serem combatidas com tratamento, salientou a médica.
As vovós manifestaram grande interesse pelo assunto e esclareceram várias dúvidas sobre saúde ocular. Achei muito interessante a tarde de hoje, porque os assuntos abordados não fazem parte só do nosso dia a dia, mas também do dia a dia de nossos filhos e netos, e é importante estarmos informadas para poder prevenir doenças oculares, disse a vovó Adelaide Hund Pereira.
Para a aposentada Dilma Maria Polheim, a palestra serviu como alerta. As informações abordadas foram muito esclarecedoras e particularmente, preciso agendar uma consulta oftalmológica, porque identifiquei sintomas que podem representar o início de alguma doença, observou a vovó que participa do Grupo da Amizade há mais de cinco anos.
Ao final da palestra, foram sorteados brindes oferecidos pela Ótica Moderna e entregue uma flor com uma mensagem a cada uma das vovós, que participaram ainda de um café com direito ao Parabéns a você diante da passagem do dia delas nesse 26 de julho.