Com o objetivo de ajudar pessoas, um grupo de amigos começou a fazer ações filantrópicas por toda a cidade de Brusque. Essa experiência os fez perceber que os hemocentros de Santa Catarina têm uma grande necessidade de doadores de sangue.
Preocupados com a causa, esses amigos passaram a organziar caravanas até Blumenau para levar doadores até o Hemosc mais próximo de Brusque. Como é de praxe, os voluntários também ficam cadastrados como possíveis doadores de medula óssea.
Segundo um dos coordenadores do projeto intitulado “Doe Sangue Brusque”, Jhonny Fernando do Nascimento, a iniciativa está começando a ser divulgada com mais força apenas agora, já que os doadores sempre eram parte do círculo de amigos dos próprios participantes do projeto. “Ficamos inativos nos últimos meses, mas pensamos em voltar a disponibilizar transporte para levar doadores até o Hemosc”.
Um dos meios de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue era através de intervenções nas edições do Sábado Fácil. O grupo aborava pessoas para explicações e cadastramento de voluntários. “No começo todo mundo acha legal, mas nem todo mundo adere à campanha. E aí vai o trabalho de convencimento. Mostrar a importância de fazer a doação”. Conforme Jhonny, que é estudante, a página do Facebook está passando por mudanças em um trabalho de faculdade para que eles possam aperfeiçoar o número de voluntários.
Para conseguir o dinheiro e garantir o transporte dos doadores até Blumenau, o grupo realiza eventos beneficentes. "Um deles recentemente foi uma macarronada solidária. Doamos uma porcentagem para uma entidade e a outra parte aplicamos em filantropias, como essa do Hemosc”.
Doe Sangue Brusque
A página do Facebook atualmente está com 429 curtidas e, além de tornar a ação mais conhecida, também tem a função de divulgar datas das viagens até o Hemosc. Segundo Nascimento, a proposta é de, futuramente, estabelecer um cadastro online, em que os voluntários vão poder manifestar a vontade de ser doador.
Uma nova caravana será lançada em julho e as informações vão ser disponibilizadas na página. “O pessoal que estiver interessado em participar deve ficar atento na nossa página”, destaca Jhonny.
Você acessa a comunidade Doe Sangue Brusque em https://www.facebook.com/doesanguebrusque.